top of page

ICGP BRASIL 2016 – UMA MISTURA DE NOSTALGIA, EMOÇÃO E MUITO CABO ENROLADO

  • Foto do escritor: Edgard Soares
    Edgard Soares
  • 14 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Para todo entusiasta da motocicleta, escutar o ronco de um motor 2T acelerando forte é de ficar todo arrepiado. Quem nunca ouviu falar da RD350, a famosa viúva negra, com aquele seu ronco característico de motor 2T, leve e rápida?!


"Imagina então uma corrida só com motos clássicas, exclusivas de competição com motores 2T e pilotos veteranos ao seu comando!"

O ICGP é isso tudo e mais um pouco! Confira como foi o final de semana em Goiânia-GO, que sediou pela primeira vez aqui no Brasil, no Autódromo Internacional de Goiânia, uma etapa deste Campeonato e fique por dentro de tudo o que aconteceu durante o evento, que ainda contou com uma homenagem aos pilotos brasileiros.


Motocicletas e pilotos confraternizando logo depois da térmico da corrida

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2016 aconteceu na cidade de Goiânia-GO, pela primeira vez no Brasil, uma das etapas do ICGP (Internacional Classic Grand Prix). Para quem não conhece, o ICGP é um Campeonato Internacional com motos de GP de 250cc e 350cc da década de 70 e 80, como as míticas Yamaha TZ350, motos com motor de 2 cilindros, refrigeração líquida, potência superior a 60cv, leves e com velocidade superior a 240km/h, motos desenvolvidas exclusivamente para uso em corridas. O campeonato possuí atualmente um calendário com um total de seis provas e que geralmente são disputadas em circuitos na Europa, mas que desta vez por intermédio do brasileiro Roberto Keller, que também é piloto do campeonato, a última etapa foi sediada aqui no Brasil.


Roberto Keller, de macacão, idealizador do ICGP Brasil e também piloto, junto com seu mecânico
Banner do evento - ICGP Brasil 2016

O ICGP é um campeonato de “peso” e que conta com nomes de pilotos famosos, como por exemplo o de Eric Saul, piloto do Mundial de Motovelocidade na categoria 250cc na década de 70 e 80, campeão de dois GPs na mesma época, atual piloto e bicampeão do ICGP, além de ser o idealizador do campeonato. Outro nome conhecido é Guy Bertin, que também já participou do mundial de motovelocidade na categoria 125cc e foi vice campeão no ano de 1980.


Eric Saul, piloto do Mundial de Motovelocidade na categoria 250cc na década de 70 e 80, e sua motocicleta Chevaleir 350

Motocicletas saindo do BOX



Para quem acha que os pilotos veteranos estão ali apenas de brincadeira e que não vão acelerar as suas motos clássicas com medo de um possível tombo, esta muito engano, os “velhinhos”, digo isso por que a maioria já tem cabelos brancos, aceleram muito forte e não estão de brincadeira, levam o campeonato muito a sério, e cada curva é uma disputa de posição, empreendendo um ritmo forte para a corrida, tanto para a moto quanto para o piloto e exigindo assim um preparo físico e bom condicionamento dos pilotos para disputar as provas ao decorrer do ano.



"Durante os treinos e nas duas baterias que foram disputadas em Goiânia, pode-se ver tudo que foi comentado anteriormente, com motos ultrapassando os 200 km/h, muito troca de posição, disputa acirrada entre os pilotos europeus e brasileiros, tombos e adrenalina a mil para quem estava ali vendo a corrida e não esquecendo o típico calor de Goiânia acima dos 34ºC."



Alguns pilotos da “era de ouro da motovelocidade brasileira” também foram convidados para participar da corrida e prestigiar o evento, como Edmar Ferreira, Roberto Boetcher, Othon “Voador” Russo, Milton “Cigano” Adib, Sidnei Scigliano, Marco “Lagartixa” Greco, e o piloto Leandro Melo apresentador no programa Auto Esporte, que neste caso não é um veterano, mas merece todo um destaque, pois foi a sua primeira vez disputando com uma moto clássica de 2T (Yamaha TZ350) e mesmo com todas as dificuldades empreendidas neste novo desafio de pilotar uma máquina com quase 40 anos de idade, ele chegou na segunda posição na categoria 350cc e em algumas oportunidades chegou inclusive a liderar a prova, mas não deu, o francês Jean Paul Lecointe, que se consagrou Campeão do ICGP 2016, chegou em primeiro nas duas baterias.

Pilotos reunidos antes da corrida em referência ao hino nacional brasileiro
Leandro Mello, Roberto Keller e Edmar Ferreira

Motocicletas do ICGP - International Classic GranPrix

Para quem tiver interesse em maiores detalhes sobre a corrida, como colocação das duas baterias na categoria 250cc e na 350cc, vou deixar logo abaixo o resultados da "Corrida 1" e também da "Corrida 2".

Fonte site: icgpbrasil.com.br

Confira abaixo a relação do Grid de largada para o ICGP Brasil 2016

Fonte site: icgpbrasil.com.br


Aos entusiastas do mundo das duas rodas e motovelocidade, foi uma oportunidade única de se ver atualmente este tipo de motocicleta de competição, com pilotos internacionais de nível do campeonato mundial e ainda mais disputando com consagrados pilotos brasileiros que muito só conhecem por escutar as histórias do motociclismo nacional. Muito bacana poder estar junto do meu amigo e piloto Milton “Cigano” Adib, com seus 70 anos de idade, o lenço da sorte no pescoço, disputando curva a curva junto com os “gringos” e acelerando forte a sua linda Yamaha TZ350 #58 branca e dourada. Outra grande momento foi quando Roberto Boetcher, um doa grandes nomes do MotoCross nacional, chegou em terceiro colocado durante a segunda bateria.


“Fazia 40 anos que eu não disputava uma prova de motovelocidade. Ser terceiro em uma prova de campeonato mundial, correndo ‘na minha casa’, é um verdadeiro presente. Só posso agradecer ao Bob Keller, que me convidou para correr. Na segunda prova, percebi que o calor era muito forte e vi vários pilotos abandonando. Preferi poupar o motor para chegar ao final”, contou Boetcher."

Eric Saul, Edmar Ferreira, Milton “Cigano” Adib e Roberto Boetcher

Durante o ICGP 2016 em Goiânia, através do meu amigo “Carlãozinho Coachman”, idealizador do Projeto MotoStory.Br, a história da motocicleta no Brasil, foi feita uma homenagem para alguns pilotos brasileiros, que, por algum motivo, deixaram o seu nome registrado na história do motociclismo nacional e mereceram naquele momento uma linda homenagem, com entrega de medalha para cada um deles presente ou para aqueles que estavam ali para receber em nome dos que já partiram para acelerar em “outras pistas”, como foi o meu caso, em nome do meu avô Edgard Soares, o Adu Celso representado pela filha Carolina, e Paulo Sérgio Castroviejo representado pelo seu filho Julio, muito bacana e emocionante para todos os presentes durante a premiação. Estavam ali presentes também Edmar Ferreira, Milto “Cigano” Adib, Roberto Boetcher, Marco Greco, Cristiano Vieira, Othon “Voador” Russo, Sidnei Scigliano, Luiz Senise, Jacinto Sarachu, Lucilio Baumer e, ali presente também, o filho do Prof. João Henrique Gonçalves, entusiasta e fundador do motociclismo em Goiás. Todos foram muito aplaudidos durante a premiação.


Confira logo abaixo uma parte da homenagem que foi feita aos pilotos:


Pilotos reunidos e Milton "Cigano" Adib falando ao microfone

Edgard Soares, X, Paco, Jacinto Sarachu, Roberto Boetcher, Othon “Voador” Russo, Roberto Keller, Kurt Feichtenberger, Miguel Panadés, Carlãozinho Coachman e Sidnei Scicgliano



O final de semana em Goiania durante o ICGP Brasil 2016 foi fantástico do ponto de vista motociclístico, reunindo toda a nostalgia das motocicletas de competição dos anos 70 e 80, os pilotos veteranos brasileiros reunidos, a garra para conseguir estar ali presente com a sua moto e disputando com valentia perante as motos importadas e não se intimidando, acompanhar de perto uma prova de nível internacional e ainda por cima conhecer grandes nomes do motociclismo nacional, realmente fantástico, mas para a minha pessoa ainda tinha um motivo um pouco maior!


Foi muito emocionante para mim estar presente neste evento, poder participar deste momento histórico, receber uma homenagem em nome do meu avô Edgard Soares, que por coincidência, a 42 aos atrás durante a inauguração do Autódromo de Goiânia em 1974, o meu avô, que na época possuía uma equipe de corrida com cinco motocicletas TZ350, A “Edgard Soares Racing Team”, levou algumas motos para a inauguração do Autódromo e foi um marco para a cidade ver aquelas motos de corrida e dentre outras que também estavam presentes, é claro, e ver todos os pilotos conhecidos na época! Mas para poder entender corretamente o contexto desta ligação entre as histórias, somente com outro artigo para poder explicar sobre o “Clã de motociclistas da Família Soares”, aguardem!




 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

EDGARD SOARES MOTOCICLETAS

Tel: (11) 5071-9712 - Whatsapp

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

©2021 por Edgard Soares Motocicletas. Criado com Wix.com

bottom of page