BATE E VOLTA DE 755 Km - SERRA CABEÇA DA ANTA, MORUNGABA, SERRA NEGRA E SOCORRO-SP
- Edgard Soares
- 14 de set. de 2021
- 5 min de leitura
"Como é bom pilotar a sua motocicleta, curtir um bom passeio na estrada, e começar a semana revigorado!"
Vou fazer um relato de como foi o passeio com minha motocicleta Yamaha Tracer 900 GT, saindo de SP, seguindo rumo ao litoral sul, com muita chuva na Serra da Cabeça da Anta (Juquiá-SP), depois sentido interior na cidade de Socorro-SP, já com tempo mais estável, e retornando a SP no período da noite!

Sábado 15/08/2020 foi dia de tirar as teias de aranha da moto, coitada, já estava sem rodar na estrada desde o começo de março antes da quarentena/pandemia, e eu também!
Aproveitei o dia, e fui até Socorro/SP para inauguração do Rock Rider Bar, um bar temático de rock e motos, e também encontrar com alguns amigos... mas antes resolvi alongar um pouco esse passeio, e o total foi de 755 km rodados dentre ida e volta...
Para quem gosta de seguir roteiros (Google), segue resumo do dia:
IDA: SP / Imigrantes / Litoral Sul / Peruíbe / Pedro de Toledo / BR116 / Juquiá / Tapiraí / Sorocaba / Indaiatuba / Rod. Don Pedro / Morungaba / Amparo / Serra Negra / Socorro (aprox. 565 km)

VOLTA: Socorro / Serra Negra / Morungaba / Atibaia / SP (aprox. 190 km)... Fazer esse trecho completo da volta no período na noite foi difícil, principalmente depois de rodar mais de 550 km com muitas curvas e chuva, mas valeu cada Km rodado

"Saí de SP por volta das 8:00am, com tempo aberto e calor, mas chegando na baixada (litoral Sul), já peguei tempo encoberto e chuva."
Quando ainda dentro do perímetro urbano de São Paulo, estava calor e Sol, porém bastou acessar a Rod. dos Imigrantes que o tempo fechou, já com bastante nuvens carregadas e aquele clima de "vai chover". No trecho referente ao litoral sul, passando por Mongaguá-SP, Itanhaém-SP, Peruíbe-SP e Pedro de Toledo-SP até acessar a BR-116 o clima ficou fechado e com chuvisco intermitente.
Como de costume quando realizo este trecho, fiz meu primeiro abastecimento no posto de combustíveis "O Fazendeiro" . Gasolina de boa qualidade e posto com boa infraestrutura. Parada de motociclistas da região. Recomendo a parada neste local.

Logo depois do abastecimento, seguindo pela BR-116 sentido Curitiba-PR, rodei por aproximadamente 30 Km até pegar o acesso para Juquiá-SP e subir a "Serra da Cabeça da Anta", mas logo percebi que a chuva não ia dar trégua, pelo contrário, o tempo aparentava cada vez mais estar fechado!
Está foi minha visão quando saí da BR-116 para acessar a "Serra da Cabeça da Anta"
Chegando no início da Serra de Juquiá (BR-478), trecho bem sinuoso de estrada, começou a chover forte e o macacão de couro ficou ensopado, o que me trouxe muito frio.
Trecho inicio da serra na BR-478 com muita chuva, ainda faltavam 125 Km para Sorocaba-SP
"Se eu voltar são 200 Km, se eu seguir, também são mais 200 Km, na dúvida, vou continuar!!!"
Este era um momento decisivo, pois se ainda continuasse chovendo, e a roupa muito molhada, então eu seguiria para São Paulo, mas se o tempo estivesse melhor, calor, e a roupa secando, certamente continuaria com os planos da viagem para encontrar os amigos em Socorro-SP.
Segui através da BR-478, saído de Juquiá-SP, e durante todo o ser percurso, até chegar próximo a cidade de Piedade-SP, a chuva não deu trégua, com baixas temperaturas e muita neblina na subida da serra. A estrada, principalmente no trecho de Tapiraí-SP, estava com asfalto bem ruim e com muitos buracos, que devido a chuva, ficavam encobertos de água, formando poças e escondendo sua real profundidade. Esse trecho teve um rendimento ruim, piso molhado e muitos buracos.
Muita chuva, neblina e buracos na BR-478 (Serra da Cabeça da Anta)
Nesta hora o painel da moto marcava 16ºC, estava um vento gelado, e eu com a roupa molhada, mas o aquecedor de manopla ajudou a esquentar um pouco. Segui assim até praticamente a cidade de Votorantim-SP, próximo a Sorocaba-SP, onde a chuva parou, e o mormaço, junto com o vento, ajudaram a secar a roupa durante o percurso.
"Resolvi continuar a viagem, pois como eu estava imaginando, na região de Sorocaba-SP estava com tempo aberto, aquele calor característico do mormaço, o macacão de couro tinha que secar!"
Segui viagem passando pelas cidades de Votorantim-SP e Sorocaba-SP, sentido a cidade de Indaiatuba-SP e Campinas-SP, para na sequencia acessar a Rodovia Dom Pedro e finalmente a Rod. SP-360 passando por Morunbaga-SP, mas antes, uma breve parada no posto de combustível próximo a Indaiatuba-SP. Abastecimento da moto e um café quente para ajudar a continuar a viagem.

O trecho de Votorantim, passando por Sorocaba, Itu, Indaiatuba e seguindo até a Rod. Don Pedro foi bem tranquilo, sem novidades, com tempo mais aberto, calor e roupa menos molhada, cheguei até Morungaba-SP rapidamente.
Para quem gosta de curvas, como é o meu caso, e conhece a estrada, chegou a melhor parte do trecho, seguindo por Morungaba, Amparo, Serra Negra e Socorro. Tempo estava firme, sol tímido entre as nuvens e pouco movimento de veículos. Curtição total!
SP-360 - Estrada cruza as cidades de Morungaba, Amparo e Serra Negra, chegando em Lindóia.
Cheguei em Socorro-SP por volta das 14:30hs, não estava chovendo, a roupa não estava seca, e também não estava encharcada, mas estava tudo impregnado de areia, macacão, botas, a moto mas tudo certo, cheguei bem, sem susto, e muito satisfeito com o passeio. Encostei a moto logo no portal de entrada da cidade e entrei em contato com Carlãozinho Coachman, que disse para nos encontrarmos direto no Rock Ride Bar.


A festa de inauguração do "Rock Rider" já estava rolando quando cheguei ao local, onde encontrei com Carlãozinho Coachman, Luciano Peixoto e outros amigos do motociclismo. Logo depois chegou Mathias Lenk, que mora em Serra Negra-SP, e estava rodando de moto pela região.
Eu liguei para o Mathias, disse que estava em Socorro e tinha uma lembrança para ele, que se possível para ele passar no Rock Rider. A lembrança era o DVD do "Hitting the Apex", sobre MotoGP, que eu sabia que ele estava procurando, pois tínhamos comentado recentemente sobre isso em uma grupo de whatsapp.

O encontro com os amigos estava muito bom! O local super agradável, bom lanche, boa música, boa conversa, mas já eram 18:00hs e estava começando a escurecer, eu já devia estar na estrada próximo a São Paulo. Me despedi dos amigos, fiz abastecimento na moto e segui viagem junto com o Mathias Lenk, que inicialmente iria junto até Serra Negra, trecho de aproximadamente 35 Km.

Ainda na SP360, próximo a cidade de Serra Negra-SP, já tinha escurecido totalmente, e uma adversidade surgiu, eu estava usando viseira escura no capacete, não esperava pilotar no período noturno, isso estava me castigando, então resolvi andar com a viseira levantada, pois como estava utilizando óculos de grau, meus olhos estavam mais protegidos dentro do capacete.
"Quero aproveitar e agradecer ao amigo Mathias Lenk, que na volta resolveu esticar um pouco mais, e me acompanhou nesse trecho noturno de Socorro até Amparo! Meu amigo, sua experiência nesta estrada fez toda a diferença!"
Seguindo novamente sozinho, depois de Amparo, rodei os últimos 40 Km de serra bem sinuosa até acessar a Rod. Dom Pedro, pista boa e bem sinalizada, onde já eram 8 horas da noite quando estava indo para Rod. Fernão Dias.

No trecho de Atibaia, até pouco antes de Mairiporã, o tempo estava firme, mas na sequencia peguei chuva forte no trecho de serra me aproximando de São Paulo. Esse último trecho precisou de mais atenção, com chuva, pista molhada, fluxo alto e rápido dos veículos, e também muitos caminhões, o que é normal para uma rodovia de acesso a capital de São Paulo.



Obrigado a todos que dedicaram o seu tempo em fazer essa leitura! Um forte abraço, valeu amigos motociclistas!
Edgard Soares #es46 #edgardsoares46
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